Perfil da Raça
Berneses são alertas, energéticos, atenciosos, e impetuosos, mas não têm o hábito de morder. Eles têm boa índole e não são tímidos. Eles se apegam a uma pessoa, o seu "master", e desconfiam de estranhos. No entanto agressividade às pessoas é muito raro.
Embora sejam "avantajados" no tamanho físico, os Berneses necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados um verdadeiro membro da família. São cães que devem viver dentro de casa. Na verdade estes bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de ser leal, afetuoso, e muito bom com crianças e outros animais.
São inteligentes, mas necessitam paciência e um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomaram a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora.. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens.
Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boa companhia para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, sua funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado. Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um Bernese, é que eles não são "retrievers" naturais, e nem inclinados a caça. A maioria não gosta de nadar.
Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer um, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães para morar em apartamento e nem tampouco para ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um Bernese deve estar preparado para reservar boa parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto da deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família. Além disso, os donos devem proporcionar sessões semanais de escovação, e dispostos a gastar uma boa quantia de dinheiro com ração de primeira linha. Estes animais não comem pouco, mas é a melhor política é investir numa boa alimentação e evitar gastos futuros com veterinários.
Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar.